Evs, Ivs e nature, como funcionam

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Evs, Ivs e nature, como funcionam

Mensagem  Admin em Qui Ago 04, 2011 8:56 pm

Evs, como funciona?

Sempre presente, mas modificado em ADV, Efforts (também chamados de EV) são algo ganho junto com EXP.
Se treinar um mesmo Pokémon até o level 100 apenas com Rare Candies, desligar e treinar matando Pokémon notará que o segundo caso terá maiores Stats que o primeiro, isso é devido aos Efforts. Se for feito corretamente o segundo caso terá um total de 127 (com Nature neutra) de pontos de Stats a mais que o outro.

Cada um dos 6 stats possui seu próprio Effort Value. Ao derrotar um oponente, cada stat de todos os Pokés que participaram de uma luta (Exp. Share incluído) pode ganhar de zero a 3 pontos de Effort, dependendo do oponente. A quantidade NÃO é fracionada, logo se todos os Pokémon do time participarem de uma luta contra um Wigglytuff, todos eles ganharão 3 pontos de Effort em HP.

Cada espécie de Pokémon oponente dá uma certa quantidade de pontos de Effort geralmente seguindo seus Stats mais altos (podendo ser para vários atributos, mas a soma nunca pode ultrapassar 3 pontos) independente do level que estiver, apesar dos que tem 2 ou 3 estágios de evolução tem um somatório conforme o grau de evolução (Com 2 estágios nunca chega a 3) e lendários costumam também sempre somar 3. Alguns Pokémon dão Efforts diferente da geração ADV, são dos que ganharam evoluções como Misdreavus além da Chansey e Blissey.

Nessa parte a maioria dos seus treinadores ao não saber de Effort estraga seus Pokémon e eleva o seu nível até os 100, tornando o processo irreversível. A um Alakazam que é bom em STAK, por exemplo, matar qualquer Pokémon acaba gastando seus pontos em ATK, que é inútil pra ele e acaba sendo prejudicial, pois aumenta o dano que recebe quando está confuso enquanto poderia aumentar seu SATK.

Quaisquer Pokémon que sejam obtidos (exceto por trocas externas) começam com todas os Efforts iguais a zero. De qualquer forma, um Stat pode acumular até 255 pontos de Effort (os ganhos extras no atributo são ignorados sem contar no somatório) e até 510 pontos de Effort podem ser totalmente acumulados (o que significa que apenas dois Stats podem chegar ao seu limite sem contar Nature e IVs) Neste ponto, pode-se obter o Effort Ribbon, em Sunyshore Market. Outro jeito de saber se o treinamento já acabou é dar uma vitamina em um Stat que você não treinou (tente todos se não souber os que você treinou), se aceitar é que ainda não acabou o treinamento (se for fazer isso salve antes e depois desligue para evitar gastar efforts errado).

Para cada 4 pontos de Effort, uma unidade é adicionada ao Stat (veja fórmula de Stats) apenas a diferença EXATA é visível quando o Pokémon estiver no level 100 porém uma média APROXIMADA pode ser vista em outros leveis (portanto não se assuste se ao matar vários Pokémon de level baixo ao passar de level seu Pokémon aumenta de uma vez só naquele level vários pontos a mais que o normal). Logo, não vale a pena acumular mais que 252 pontos de Effort em um determinado Stat, pois na verdade você pode estar jogando até 3 pontos fora, que podem fazer diferença.
A única maneira de saber os Efforts do seu Pokémon é anotando os Pokémon mortos ou anotando os IVs antes de começar o treinamento e fazer o cálculo no level 100 com Efforts já cheios.

Box Trick é quando o Pokémon é depositado em um Box qualquer e ao ser retirado terá seus Stats recalculados mediante a efforts atuais a não ser que ele já esteja no nível 100, pois não é possível que se ganhe Efforts no nível 100.
Para entender direitinho como um Pokémon ganha Effort é só pensar como se fosse ganhar EXP (sem bônus de treinador com outro ID ou Lucky Egg), mas que não fosse dividida entre os Pokés, fosse copiada e depois sofrer os modificadores (Macho Brace ou Power itens e depois a presença ou ausência de Pokérus).

Cada modificador funciona apenas no Pokémon que é afetado, mesmo que outro sem ele participe da batalha não ganha o bônus do modificador.

Um Pokémon que esteja segurando o Macho Brace (ganho mostrando as 3 variações de formas de Burmy ao mesmo tempo para um moço em Pastoria) ganhará Effort em dobro Nas batalhas, o Pokémon fica com uma Speed pela metade, o que não implica em nenhum caso que o Pokémon não possa ganhar Effort em Speed enquanto carregar o item.
Parecido com Macho Brace, Power itens (Power Weight, Power Bracer, Power Belt, Power Anklet, Power Lens e Power Band) são itens que fazem você ganhar + 4 de Effort no atributo em questão (respectivamente: HP, ATK, DEF, SPD, SATK e SDEF) toda vez depois de ganhar Effort ao matar um Pokémon, mas cortam o SPD pela metade como Macho Brace. Cada um pode ser comprado por 16 BP no Battle Park.
O Pokérus é uma espécie de vírus bom que faz seu Pokémon ganhar o dobro de Effort sendo o último modificador a ser aplicado depois dos itens. Na primeira vez que pegar e for curar o Pokémon no Pokémon Center a recepcionista lhe informará sobre ele. Ele fica marcado no Status do Pokémon, entretanto ainda sim ele pode sofrer alterações de Status sem perder o Pokérus.

Esse vírus é pego com Pokémon selvagem já contaminado (chance de 1 em 21.845), basta o capturar ou o matar. Ao sair de batalhas com um Pokémon infectado no time as vezes o vírus se espalha para Pokémon próximos no time (estando uma posição acima ou abaixo, continuamente), mas o infectado não o perde. Ás 0:00 o Pokérus some dos Pokémon fora da Box e fica uma carinha contente, Pokémon com o ponto não podem pegar Pokérus nunca mais, porém o efeito do Pokérus CONTINUA, mas não é passável.

As vitaminas HP Up, Protein, Iron, Carbos, Calcium e Zinc dão 10 pontos de Effort aos Stats, respectivamente: HP, ATK, DEF, SPD, SATK e SDEF. Caso tal Stat tenha 100 ou mais de EV, nenhuma vitamina a mais fará efeito nele. Vitaminas ignoram os modificadores como Macho Brace, Pokérus, Power Belt, etc...

As Berries de 21 a 26 (Pomeg, Kelpsy, Qualot, Hondew, Grepa, Tamato) diminuem 10 pontos de Effort, respectivamente de: HP, Attack, Defense, Speed, Sp.Atk e Sp.Def. Se seu Pokémon tiver mais que 100 de Effort no atributo elas fazem apenas voltar a 100 nesse Stat. Vale salientar que isso é possível mesmo que seu Pokémon esteja no nível 100 e que não é possível ganhar Efforts no mesmo nível.
Estas Berries podem ser usadas várias vezes mesmo depois de ficar com 0 de Effort no atributo para garantir contra erros e elevar a felicidade do Pokémon.

Um exemplo bom pra entender isso: Toda vez que ao matar um Kricketune com um Mightyena com Power Anklet e tendo um Scyther com Exp Share no time, ambos com Pokérus o Mightyena ganha 4 de Effort no ATK e 8 no SPD, o Scyther ganha apenas 4 de Effort no ATK. Se ao invés de estar com Power Anklet ele estiver com Macho Brace o Mightyena ganha apenas 8 de Effort no ATK, os Efforts ganhos pelo Scyther não mudam.

Lista de Efforts por atributo

Aqui vai a lista de Effort que cada Pokémon dá separado por Stats

Pokemons que liberam EVs em HP

HP +1 = Caterpie, Nidoran(f), Slowpoke, Grimer, Ditto, Hoothoot, Chinchou, Igglybuff, Wooper, Dunsparce, Phanpy, Wurmple, Shroomish, Slakoth, Whismur, Makuhita, Azurill, Gulpin, Wailmer, Barboach, Castform, Wynaut, Snorunt, Spheal, Bidoof, Shellos, Drifloon, Happiny, Munchlax e Phione

HP +2 = Nidorina, Clefairy, Jigglypuff, Lickitung, Chansey, Kangaskhan, Lapras, Vaporeon, Snorlax, Noctowl, Lanturn, Marill, Quagsire, Wobbuffet, Shedinja, Loudred, Hariyama, Swalot, Wailord, Whiscash, Tropius, Glalie, Sealeo, Gastrodon, Drifblim e Skuntank

HP +3 = Nidoqueen, Clefable, Wigglytuff, Mew, Azumarill, Blissey, Celebi, Slaking, Exploud, Walrein, Jirachi, Lickilicky, Giratina, Manaphy, Shaymin e Arceus

Pokemons que liberam EVs em ATK

Attack +1 = Ekans, Nidoran(m), Paras, Mankey, Growlithe, Machop, Bellsprout, Farfetch’d, Doduo, Krabby, Goldeen, Scyther, Dratini, Totodile, Sentret, Spinarak, Snubbull, Qwilfish, Teddiursa, Swinub, Stantler, Tyrogue, Larvitar, Mudkip, Poochyena, Carvanha, Trapinch, Corphish, Anorith, Shuppet, Bagon, Turtwig, Shinx, Cranidos, Chatot, Gible, Riolu, Croagunk e Snover

Attack +2 = Arbok, Nidorino, Primeape, Arcanine, Machoke, Weepinbell, Dodrio, Kingler, Hitmonlee, Rhydon, Seaking, Pinsir, Gyarados, Flareon, Kabutops, Dragonair, Ariados, Granbull, Scizor, Heracross, Ursaring, Pupitar, Marshtomp, Mightyena, Nuzleaf, Breloom, Sharpedo, Zangoose, Solrock, Crawdaunt, Armaldo, Banette, Absol, Bibarel, Luxio, Rampardos, Honchkrow, Gabite, Toxicroak, Carnivine e Yanmega

Attack +3 = Nidoking, Machamp, Victreebel, Dragonite, Tyranitar, Blaziken, Swampert, Shiftry, Salamance, Groudon, Staraptor, Luxray, Garchomp, Rhyperior, Electivire, Mamoswine, Gallade e Regigigas

Pokemons que liberam EVs em DEF

Defense +1 = Squirtle, Sandshrew, Geodude, Shellder, Onix, Exeggcute, Cubone, Koffing, Rhyhorn, Tangela, Omanyte, Kabuto, Pineco, Gligar, Seedot, Nincada, Nosepass, Aron, Clamperl, Beldum, Kricketot, Shieldon ,Bronzor, Bonsly, Hippopotas e Skorupi

Defense +2 = Metapod, Kakuna, Sandslash, Graveller, Slowbro, Cloyster, Marowak, Weezing, Omastar, Sudowoodo,
Forretress, Steelix, Magcargo, Skarmory, Miltank, Silcoon, Cascoon, Pelliper, Lairon, Torkoal, Shelgon, Metang, Bastiodon, Hippowdon, Drapion, Tangrowth, Leafeon e Gliscor

Defense +3 = Poliwrath, Golem, Aggron, Torkoal, Metagross e Regirock

Pokemons que liberam EVs em SPD
Speed +1 = Charmander, Weedle, Pidgey, Rattata, Spearow, Vulpix, Zubat, Diglett, Meowth, Poliwag, Ponyta, Voltorb, Staryu, Magikarp, Cyndaquil, Pichu, Aipom, Murkrow, Sneasel, Delibird, Smeargle, Elekid, Magby, Treecko, Zigzagoon, Taillow, Wingull, Surskit, Skitty, Meditite, Electrike, Plusle, Minun, Volbeat, Illumise, Feebas, Luvdisc, Chimchar, Starly, Combee, Pachirisu, Buizel, Buneary, Glameow, Stunky e Finneon

Speed +2 = Pidgeotto, Raticate, Fearow, Pikachu, Golbat, Dugtrio, Persian, Poliwhirl, Rapidash, Electrode, Starmie, Electabuzz, Jolteon, Aerodactyl, Furret, Skiploom, Yanma, Grovyle, Linoone, Swellow, Vigoroth, Ninjask, Medicham, Manectric, Staravia, Floatzel, Ambipom, Lopunny, Purugly, Lumineon e Froslass

Speed +3 = Pidgeot, Raichu, Crobat, Jumpluff e Sceptile

Pokemons que liberam EVs em SATK

Sp. Attack +1 = Bulbasaur, Oddish, Psyduck, Abra, Magnemite, Gastly, Horsea, Porygon, Natu, Mareep, Sunkern, Slugma, Remoraid, Houndour, Smoochum, Torchic, Ralts, Roselia, Numel, Spinda, Cacnea, Piplup, Budew, Cherubi e Chingling

Sp. Attack +2 = Gloom, Golduck, Kadabra, Magneton, Haunter, Exeggutor, Jynx, Magmar, Flaaffy, Sunflora, Espeon, Girafarig, Houndoom, Porygon2, Kirlia, Lunatone, Gorebyss, Prinplup, Cherrim e Glaceon

Sp. Attack +3 = Charizard, Vileplume, Alakazam, Gengar, Zapdos, Moltres, Mewtwo, Typhlosion, Ampharos, Beautifly, Gardevoir, Latios, Kyogre, Empoleon, Roserade, Magnezone, Magmortar, Porygon-Z, Dialga, Palkia e Heatran

Pokemons que liberam EVs em SDEF

Sp. Defense +1 = Venonat, Tentacool, Seel, Drowzee, Eevee, Chikorita, Ledyba, Cleffa, Togepi, Hoppip, Lotad, Spoink, Swablu, Baltoy, Lileep, Kecleon, Duskull, Misdreavus, Burmy, Mime Jr e Mantyke

Sp. Defense +2 = Tentacruel, Dewgong, Hypno, Hitmonchan, Mr. Mime, Ledian, Togetic, Umbreon, Mantine, Hitmontop, Lombre, Grumpig, Altaria, Claydol, Cradily, Milotic e Wormadam

Sp. Defense +3 = Blastoise, Articuno, Bellossom, Politoed, Slowking, Lugia, Ho-oh, Dustox, Ludicolo, Regice, Latias e Cresselia

Pokémon que concedem Efforts mistos:

Ivysaur (1SATK, 1SDEF), Venusaur (2SATK, 1SDEF), Charmeleon (1SPD, 1SATK), Wartortle (1DEF, 1SDEF), Butterfee (2SATK, 1SDEF), Beedrill (2ATK, 1SDEF), Ninetales (1SPD, 1SDEF), Parasect (2ATK, 1DEF), Venomoth (1SPD, 1SATK), Muk (1HP, 1ATK), Seadra (1DEF, 1 SATK), Tauros (1ATK, 1SPD), Bayleef (1DEF, 1SDEF), Meganium (1DEF, 2SDEF), Quilava (1SPD, 1SATK), Croconaw (1DEF, 1ATK), Feraligatr (2ATK, 1DEF), Xatu (1SPD, 1SATK), Unown (1ATK, 1SATK), Shuckle (1DEF, 1SDEF), Piloswine (1HP, 1ATK), Corsola (1DEF, 1SDEF), Octilerry (1ATK, 1SATK), Kingdra (1ATK, 1SATK, 1SDEF), Donphan (1ATK, 1DEF), Raikou (2SPD, 1SATK), Entei (1HP, 2ATK), Suicune (1DEF, 2SDEF), Combusken (1ATK, 1SATK), Masquerain (1SATK, 1SDEF), Delcatty (1HP, 1SPD), Sableye (1ATK, 1DEF), Mawile (1ATK, 1DEF), Camerupt (1ATK, 1SATK), Vibrava (1ATK, 1SPD), Flygon (1ATK, 2SPD), Cacturne (1ATK, 1SATK), Seviper (1ATK, 1SATK), Dusclops (1DEF, 1SDEF), Chimecho (1SATK, 1SDEF), Huntail (1ATK, 1DEF), Relicanth (1HP, 1DEF), Registeel (2DEF, 1SDEF), Rayquaza (2ATK, 1SATK), Deoxys (1ATK, 1SPD, 1SATK), Torterra (2ATK, 1DEF), Monferno (1SPD, 1SATK), Infernape (1ATK, 1SPD, 1SATK), Mothim (1ATK, 1SATK), Vespiqueen (1DEF, 1SDEF), Mismagius (1SATK, 1SDEF), Bronzong (1DEF, 1SDEF), Spiritomb (1DEF, 1SDEF), Lucario (1ATK, 1SPD), Abomasnow (1ATK, 1SATK), Weavile (1ATK, 1SPD), Togekiss (2SATK, 1SDEF), Probopass (1DEF, 2SDEF), Dusknoir (1DEF, 2SDEF), Rotom (1SPD, 1SATK), Uxie (2DEF, 1SDEF), Mesprit (1ATK, 1SATK, 1SDEF), Azelf (2ATK, 1SATK) e Darkrai (1SPD, 2SATK)
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 13/02/2010
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://jogosonline.forumpratodos.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Evs, Ivs e nature, como funcionam

Mensagem  Admin em Qui Ago 04, 2011 8:58 pm

IVs, como funciona?

O que são?

IV é uma sigla que significa Individual Value. Algumas pessoas o conhecem como Variável de desenvolvimento, Deter Value, Gene, e por aí vai.

Cada pokémon possui 6 IVs, um para cada um dos 6 stats (HP, Attack, Defense, Speed, Sp.Atk e Sp.Def). Todos os IVs variam entre 0 e 31; nem mais, nem menos.

Quanto maior o valor do IV, mais elevado o será o status.
Os IVs são atributos "invisíveis" no jogo. São definidos aleatoriamente assim que se encontra/recebe um poke e são fixos.

Para que servem?

Os IVs são como genes, ou seja, diferenciam os stats de pokes de mesma espécie: isso significa que nem sempre um Espeon terá os mesmos status que outro Espeon de outro treinador no mesmo level, ou mesmo se você queira treinar outro.

Um pokémon "Top" possui todos os IVs iguais a 31.

Como calculá-los?

Para este método que apresentarei agora, seu pokémon não pode ter lutado nenhuma vez nem ter recebido Vitaminas, a menos que você saiba quanto de Effort (mais abaixo) o seu pokémon tenha no stat.

Seja a fórmula de um stat:

[Stat = (((Level x ((Base x 2) + IV + (Effort / 4))) / 100) + 5) * Personalidade]

O que farei agora é colocar o IV em função dos outros parâmetros:

[IV = ((Stat / Personalidade - 5) * 100 / Level) - Effort / 4 - Base * 2]

O mesmo para o HP:

[HP = ((Level x ((Base x 2) + IV + (Effort / 4))) / 100) + 10 + Level]

Que fica:

[IV = (HP - 10 - Level) * 100 / Level - Effort / 4 - Base * 2]

Existe uma forma mais fácil de saber qual valor de IVs que um pokemon tem para quem joga nas versões de emulador, usando o programa Pokemon Reader 2.0.

Veja como no tutorial, "Como usar o Pokemon Reader 2.0".

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sempre presente em Pokémon, IVs são o que determinam diferença de força entre Pokémon das mesma espécie com mesma Nature e Efforts.

Um bom exemplo são 2 Pdgey capturados com Nature neutras tendo um mais DEF e ATK que outro que só tem mais SATK que o outro. Então quer dizer que o primeiro tem IVs maior pra DEF e ATK que o outro mas tem IVs de SATK menor.

Pode ser que um terceiro tenha mais DEF ainda, então esse terceiro deve ter IVs pra DEF mais alto que os outros 2, mesmo assim existe sempre um limite máximo e mínimo pros Stats de Torkoal capturados, o com tudo no máximo de IVs possíveis é chamado de Top, mas muito difícil de conseguir porque a chance de um Pokémon ter uma dupla de Stats quaisquer Top é 1 pra cada 341 Pokémon e para ter todos os Stats Top é 1 em 1073741824.

IVs (também já chamados de DVs) significam Individual Values (Valores individuais) e todo Pokémon desde a era ADV tem de 0 a 31 de IV em cada um dos 6 Stats visíveis e eles são de nascença e por isso não podem ser alterados como genes. Entre Pokémon da mesma espécie os IVs próximos podem não serem notados em leveis mais baixos, mas no level 100 todos os IVs são possíveis de serem vistos claramente podendo ter até uma diferença de 31 num Stat (contando nature neutra) por diferença de IVs.

Os IVs de Pokémon encontrados são escolhidos aleatoriamente a menos no cruzamento o filhote herda 3 IVs dos 2 pais juntos, não podendo ser herdado o mesmo de ambos os pais.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 13/02/2010
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://jogosonline.forumpratodos.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Evs, Ivs e nature, como funcionam

Mensagem  Admin em Qui Ago 04, 2011 8:59 pm

Nature

O que é nature?

Nature, como o próprio nome já diz, se refere a natureza do pokemon. Uma determinada nature, pode lhe der 10% de ATK e tirar ao mesmo tempo 10% de defesa em compensação.
Você deve escolher um pokémon com a nature perfeita para ele, a nature que deverá prejudicar o stat que ele não usa e beneficiar o stat que ele mais usa. Ela vai aumentar 10% do stat que beneficia e vai diminuir 10% do stat que prejudica. As natures neutras deixam os stats como eles são. Vamos ver quais são as natures:

Hardy >>> neutra
Lonely >>> +ATK -DEF
Brave >>> +ATK -SPD
Adamant >>> +ATK -SATK
Naughty >>> +ATK -SDEF

Bold >>> -ATK +DEF
Docile >>> neutra
Relaxed >>> +DEF -SPD
Impish >>> +DEF - SATK
Lax >>> +DEF -SDEF

Timid >>> -ATK +SPD
Hasty >>> -DEF +SPD
Serious >>> neutra
Jolly >>> +SPD -SATK
Naive >>> +SPD -SDEF

Modest >>> -ATK +SATK
Mild >>> -DEF +SATK
Quiet >>> -SPD +SATK
Bashful >>> neutra
Rash >>> +SATK -SDEF

Calm >>> -ATK +SDEF
Gentle >>> -DEF +SDEF
Sassy >>> -SPD +SDEF
Careful >>> -SATK +SDEF
Quirky >>> neutra
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 30
Data de inscrição : 13/02/2010
Idade : 21

Ver perfil do usuário http://jogosonline.forumpratodos.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Evs, Ivs e nature, como funcionam

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum